A maioria das pessoas considera inevitável o conflito entre pais e filhos, mas, reconhece que uma boa comunicação é fundamental para manter disciplina adequada e estabelecer um sitema de valores. Querem manter abertos ou desobstruir os canais de comunicação que foram fechados. Mas como? Não existe uma fórmula pronta que permita sucesso cada vez que é aplicada, porém, há principios que podem levar ao êxito.
Em primeiro lugar, é importante determinar o que é comunicação e o que um pai pode esperar dela. Alguns confundem contato verbal com comunicação. A comunicação acontece de dois jeitos: vai de uma pessoa a outra e volta da segunda pessoa para a primeira; é dar ou trocar informaçãoes.
As crianças e os adolescentes se queixam com frequência qu ninguém os ouve, que se reclama deles o tempo todo. E muitos paisgritam como se os filhos fossem soldados, e eles os sargentos. Por isso, não é de se estranhar que não consigam se comunicar com seus filhos.
Pesquisadores e psicólogos aprenderam técnicas para colocar em prática uma comunicação mais eficaz e os pais podem usá-las no lar para mantes abertas as vias de comunicação.